Daniel Jorge
A poesia faz a gente ver a vida de forma diferente, mesmo enfrentando tudo e todos.
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Contato Links
Textos

Há livros que são monumentos de erudição. Há outros que são manuais práticos para a vida. E há aqueles que são, em si mesmos, um refúgio. “As Glórias de Maria”, de Santo Afonso de Ligório, pertence a esta última e rara categoria. Para compreendê-lo, é preciso antes entender o solo de onde brotou. Estamos no século XVIII, uma era de contrastes intelectuais. De um lado, o Iluminismo exaltava uma razão fria e autossuficiente; de outro, dentro da própria Igreja, o rigorismo do Jansenismo pintava um Deus distante, um juiz severo cujas graças eram destinadas a um grupo seleto de predestinados.

 

Era um clima espiritual gélido, que gerava mais ansiedade do que amor, mais escrúpulo do que confiança. As almas se sentiam órfãs, distantes de um Pai celestial e desconfiadas da intercessão dos santos, vista como uma distração do essencial. É neste cenário que Santo Afonso, Doutor da Igreja e mestre incomparável da teologia moral, ergue sua voz. Sua obra não nasce como um exercício acadêmico, mas como um ato pastoral de aquecer os corações. É uma resposta apaixonada à frieza, um tratado sobre a Misericórdia de Deus, tornada acessível e quase palpável através Daquela que Ele mesmo nos presenteou ao pé da Cruz. Este não é, portanto, um “livro sobre Maria”; é um livro sobre a confiança.

 

Em nosso próprio tempo, tão marcado por uma ansiedade difusa, pela pressão da autossuficiência e por uma secreta “orfandade espiritual”, a mensagem do santo napolitano ecoa com uma urgência profética. Vivemos imersos na lógica da performance, mesmo em nossa vida de fé. Acreditamos, no fundo da alma, que precisamos merecer o amor de Deus, que nossa santidade é um projeto a ser conquistado pela força do nosso esforço, e que cada falha é uma prova de nossa desqualificação.

 

Esta obra nos convida a uma conversão fundamental: sair da lógica do funcionário que precisa bater metas espirituais e entrar na lógica da filiação, onde a identidade primária não é a de pecador esforçado, mas a de filho amado. Um filho que, mesmo quando erra, sabe que tem uma Mãe a quem recorrer, uma defensora que não se escandaliza com sua fraqueza. Ler “As Glórias de Maria” é, assim, um exercício para o coração. É um convite a depor as armas da autoconfiança, a cessar a luta solitária contra nossas misérias e, finalmente, a descansar na proteção de Nossa Senhora, permitindo que ela lute por nós.

 

CONTEXTUALIZANDO A EXPERIÊNCIA

 

Houve um momento, nesta semana que passou, de rara quietude. Era noite alta, a casa em silêncio, e me peguei observando pela janela o breu quase absoluto de um céu sem lua. Na rua, o movimento dos carros havia se transformado em um zumbido distante, quase uma memória. Naquele instante, a percepção da minha própria pequenez tornou-se aguda. Um único homem, em uma única casa, em uma única cidade, neste planeta que é um grão de poeira cósmica flutuando na vastidão incompreensível do universo criado por Deus. E, no entanto, a fé nos diz que o Criador de toda essa imensidão não só conhece meu nome, como se importa com os anseios do meu coração minúsculo. É um paradoxo que a razão tropeça para entender.

 

Foi nesse exato instante que um pensamento, vindo como um sopro inesperado, tomou conta de mim. De todas as mulheres que já existiram e que existirão, de Eva até a última mulher a nascer no fim dos tempos, Deus escolheu uma. Uma única alma, em uma vila obscura da Galileia, para ser o portal de Sua entrada na história. E não apenas a escolheu; Ele a preparou de tal forma que a saudação do anjo não foi um simples “olá”, mas uma declaração de identidade: “Kecharitomene”. Uma palavra grega difícil de traduzir, que significa muito mais do que “cheia de graça”. Significa Aquela que foi e continua sendo preenchida, que transborda, cuja própria essência é a graça divina. Ela não tem graça; ela é a graciosa por excelência. A plenitude personificada.

 

E então, o inevitável e doloroso contraste. Se Ela é a Plenitude, o que sou eu? O que somos nós? A realidade é que, na maior parte do tempo, não nos sentimos “cheios de graça”. Sentimo-nos cheios de nós mesmos. Cheios de planos, de preocupações com o futuro, de ressentimentos do passado. Cheios de ruído mental, de listas de afazeres, de opiniões que defendemos com unhas e dentes. Sentimo-nos cheios de um cansaço que parece não ter fim e de uma inconstância que nos frustra a cada tentativa de sermos melhores. Essa constatação me levou a uma pergunta que não era teórica, mas urgia do fundo da alma: o que significa, na prática, ser “cheio de graça”? Como seria viver com a alma quieta, espaçosa, pronta para ser um recipiente de Deus em vez de um depósito de entulhos existenciais?

 

ACESSE O PROJETO COMPLETO AQUI

 

CONHEÇA A VERSÃO CURSO DE BOLSO NA AMAZON

Daniel Jorge
Enviado por Daniel Jorge em 16/07/2026
Comentários

Crie o HÁBITO da Leitura Católica Diária Mesm... R$ 30,44
Microbook Lectio Brevis R$ 9,90
Das trevas à Luz: um homem em busca de Deus R$ 14,90
21 Dias Para Criar o Hábito da Leitura Católi... R$ 9,90
Três Resenhas Inspiradoras R$ 7,90
Memórias de uma Doce Paixão R$ 20,69